ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES
Nossa escola não possui uma única história de fundação. Sua construção passou por várias etapas, até chegar ao que é hoje. Seu nome também não era esse, passou por vários nomes até chegar "Francisco Nunes". Seu nome surgiu em homenagem ao então professor Francisco da Silva Nunes (+09/03/1888), pai do ex-governador Coronel Alacid Nunes.
A escola foi idealizada no ano de 1956, denominada "Escola Reunida de São João de Pirabas" (com um único bloco de salas), destinada ao ensino de 1ª a 4ª séries (multisseriados) sob a responsabilidade da Colônia de pescadores; passando mais tarde a ser "Escola Estadual de São João de Pirabas" (portaria 642/80-G.S.).
No ano de 1978, o prédio da referida escola passou por uma reforma onde a mesma foi recuperada e ampliada com a intenção de se implantar o ENSINO REGULAR de 5ª a 8ª séries.
A partir dessa reforma, em 1981, a escola passou a chamar-se "Professor Francisco da Silva Nunes", tendo como diretora a professora Ozeci Barros de Queiroz (in memória).
Em 1986, foi implantado no município de São João de Pirabas, funcionando nessa escola, o SISTEMA MODULAR DE ENSINO, sendo esse o primeiro curso de formação de professores.
Ocorreu no ano de 1994 a implantação do ENSINO SUPLETIVO-EJA e ainda o ENSINO PRÉ-ESCOLAR e a EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Da referida data até 2001, funcionava também como Escola Sede do Estado, passando após a municipalização da Educação (2002) a destinar-se unicamente ao ENSINO MÉDIO E NORMAL, sendo dirigida pelo professor João Batista Coutinho Aguiar (portaria 414/2002-G.S/SEDUC e Resolução 185 de 07/04/03 - C.E.E), desta forma passando a chamar-se EEEM PROF. FRANCISCO DA SILVA NUNES.
(Fonte: Projeto Sócio pedagógico "Em busca de nossa história", professoras Carmem Ceres e Rosimere Almeida, 2008)
Amo essa escola!
ResponderExcluir